sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Clafoutis de Batata com Queijo e Tomate Seco

Olá amigas (os) !!!
Clafoutis,só o nome é complicado!
Na maioria das receitas,sempre encontrei na versão doce,que ainda vou fazer,porque deve ser uma delicia mesmo!É uma sobremesa da culinária francesa, parece uma mistura de bolo e pudim,normalmente é feito com frutas da época,a mais comum é feita com cerejas,mas nada impede de usar a fruta de sua preferência.
Mas fiquei muito curiosa,quando encontrei no Receitas do caldeirão da bruxa solar blog da querida Sandra Reis,a versão salgada (a nossa "bruxinha" faz receitas deliciosas lá no caldeirão!!!rs). Achei super fácil e me parecia muito saboroso...e não me enganei,é uma delicia,fica com uma textura incrível.
Peguei a base da receita da Sandra que eram as batatas e o queijo,ela usou ricota e parmesão,eu usei mussarela e parmesão e no lugar de tomatinho cereja eu usei tomate seco. Substitui pelos ingredientes que eu tinha em casa no momento! rs
É muito pratica e fica pronta rapidinho!
Aqui agradou à todos!
Ótimo Final de Semana!!!
Beijos


Clafoutis de Batata com queijo e tomate seco.


Ingredientes:

3 batatas médias descascadas e raladas no ralo grosso.

1 xícara (chá) de queijo de sua preferência ralado ou bem picado.

1 xícara (chá) de parmesão ralado ralo grosso.

3 ovos.

1caixinha de creme de leite (200 ml)

Sal, noz moscada ralada à gosto.

Tomate seco e azeitonas pretas à gosto para decorar.

Margarina para untar.

Modo de Preparo:

Numa tigela, bata os ovos com batedor ou garfo, adicione as batatas raladas, o s queijos (reserve um pouco do parmesão para untar a forma), o creme de leite, tempere com sal e noz moscada à gosto.


Misture muito bem, coloque em uma forma ou refratário (25 cm) untado com margarina e polvilhado com parmesão, distribua pedaços de tomate seco e azeitonas à gosto. Leve ao forno pré- aquecido 200º por 30 minutos mais ou menos.

Retire e sirva