quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pão de Linguiça

Olá Amigas (os)!!!
Esse pão é bem rápido de fazer, e não requer muito trabalho.
Não precisa ficar sovando a massa, embora eu goste demais de meter a mão na massa literalmente rsrs.
Mas como o feriadão está chegando e acredito que na casa da maioria das pessoas, assim como na minha,
a turminha prefere à noite um lanchinho.
E também, a gente não quer ficar enfiada na cozinha num feriadão...ninguém merece!!! rs
Então eu escolhi essa receita, é um pão delicioso, fica bem úmido e o recheio pode ser variado a vontade!
Pode ser feito só com queijo, eu já fiz com queijo prato e provolone misturados, aí é mais rápido ainda, porque é só misturar os queijos e as azeitonas na massa, pode picar um pouco de tomate seco e misturar com os queijos...enfim uma infinidade de opções!!
Gente...experimentem fazer....é delicioso!!!
Beijos!



Pão de Linguiça.

Massa

Ingredientes:
30g de fermento para pão.

½ xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de leite.

3 ovos.

1 colher (sopa) de açúcar.

1 colher (chá) de sal.
50 g de queijo parmesão ralado

3 xícaras (chá) de farinha de trigo.

1 gema para pincelar.

Parmesão ralado para polvilhar (opcional)

Recheio:

2 gomos de linguiça calabresa defumada ou 300 g da linguiça fresca.

1 cebola grande picadinha.

½ xícara (chá) de azeitonas picadas.

150 g de mussarela ou queijo prato picado.

Modo de Preparo:

Tire a pele da linguiça, corte em pedacinhos e leve ao fogo para derreter um pouco da gordura, deixe dar uma leve douradinha, acrescente a cebola, mexa e deixe refogar rapidamente.

Desligue, acrescente as azeitonas. Deixe esfriar

Coloque a mussarela ou queijo prato picado. Reserve.

Modo de Preparo da Massa:

No liquidificador bata o óleo, o leite. os ovos, o fermento, o açúcar, o sal e o queijo ralado.

Depois de batido, despeje em uma tigela e acrescente a farinha de trigo, misture bem com uma colher, a massa fica pegajosa mesmo, misture bem e acrescente o recheio que deve já estar frio.

Misture tudo muito bem, coloque em uma forma (25 cm de diâmetro) untada e enfarinhada.

Deixe dobrar de volume.

Depois de crescido, pincele com a gema e polvilhe com parmesão.

Leve ao forno 180º por 50 minutos mais ou menos.

Ou até que esteja assado e dourado.




32 comentários:

  1. Deu-me uma fome, ao olhar para esse pão, ficou com optimo aspecto!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ivani gostei muito desta receita.
    É prático, vou tentar fazê-lo e se der certo te conto.
    Beijos e um ótimo feriado

    ResponderExcluir
  3. Hello Ivani. Yummy, yummy... my mouth is watering for this savory cake. Looks great and I know it tastes even better. Have a great day

    ResponderExcluir
  4. Ivani este pão de linguiça ficou lindo amiga, grandinho e com uma cor fantàstica, adorei os meus parabens.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É fácil e bem forte,não é? beijos,chica e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  6. aqui todos adorariam este pão, bjs e bom feriado.

    ResponderExcluir
  7. Ivani querida
    Também gosto de por a mão na massa...rsrs. É a parte divertida da cozinha.
    Adorei a receita, prático mesmo e fica parecendo um bolo. Realmente para um lanche é tudo de bom. Ótima dica para esse feriadão. Obrigada por compartilhar mais essa delícia.

    Um ótimo feriado pra todos vocês!

    ResponderExcluir
  8. adro pão assim..já com recheio..amei o sua receita!!!! e as fotos ficaram lindas!..relmente..no feriado..a gente quer tambem feriado né?bjus e otimo feriado..li

    ResponderExcluir
  9. QUE MARAVILHA DE PÃO, FICOU UMA VERDADEIRA TENTAÇÃO.
    AI SE O MEU FILHO O APANHASSE , COMIA-O TUDINHO.
    BJS

    ResponderExcluir
  10. Essa é daquelas que eu chamo de receita curinga!
    Daquelas que você faz uma vez e todo mundo fica perguntando quando irá fazer novamente.
    Perfeita para o feriadão.
    Vou testar!
    Quanto aos meus "bebês",são da raça lhasa apso,uma raça maravilhosa.Elas são tranquilas,carinhosas e ficam super bem se você tiver que deixá-las sózinhas durante o dia.
    Tenha um lindo feriado minha amiga!
    Beijos,fique com Deus!
    Claudia.

    ResponderExcluir
  11. QUERIDA IVANI!
    QUE RECEITA MARAVILHOSA, COMO DIZ A CLAUDIA UMA RECEITA CURINGA, BOA DEMAIS!
    PARABÉNS!

    TENHA UM FERIADÃO ABENÇOADO!
    BJS,
    ANDRÉA....

    ResponderExcluir
  12. Ivani, eu adoro pães salgados...Ia devorar metade de um desse com certeza!
    Beijos e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  13. Esses dias fiz pão de mortadela.
    Era mais de meia noite quando terminei de assá-los.
    Abraços.

    Silmara
    casaefogao.blogspot.com
    fundoseatelie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ivani, aparenta ficar uma delícia!!
    Adorei a praticidade, e a sugestão de colocar tomate seco, afinal eu amo tomate seco! hahaha

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Que delícia de pão Ivani tem dias que a gente precisa de receitas que ñ nos de trabalho mas que sejam saborosas ao mesmo tempo não é bom feriado bjs.

    ResponderExcluir
  16. Ivani,
    Adorei o pão de linguiça, e o melhor, não precisa sovar...
    assim, acho que corro menos risco de não dar certo.kkkkkkk
    já estou anotando.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Ai Ivani, que delicia, eu amo pão de linguiça, comi uma outro dia desse e fiquei apaixonada.

    Essa sua está com uma carinha maravilhosa.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  18. Ivani querido, como sempre vc arrasou
    bjos

    ResponderExcluir
  19. Que coisa linda e tão apetitosa Ivani, vê-se mesmo que devia estar uma delicia esse pãozinho,

    beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Que óptimo aspecto, o interior está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  21. VOU ADORAR FAZER ESSE PÃO HOJE A TARDE PARECE DELICIOSO OBRIGADO POR COMPARTILHAR!
    BOM FERIADO
    BEIJO

    ResponderExcluir
  22. Esse pãozinho está bem guloso!
    Uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Lindo!!E parece delicioso...adorei, receitinha anotada!beijkas

    ResponderExcluir
  24. nossa... bem pratica essa receita mesmo...
    hummm adorei...
    bjo

    ResponderExcluir
  25. Nossa, mas está lindo, parece um bolo. Guarda uma fatia para mim? Guarda?

    Querida linda, tenha um final de semana maravilhoso. Beijo

    ResponderExcluir
  26. ce pain doit être délicieux et appétissant
    bonne journée

    ResponderExcluir
  27. Ivani, adorei sua receita, e se nao se importa vou leva-la comigo para o lanchinho de domingo dos meus filhos da catequese!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Ivani, ficou lindo e bem original a sua receita.

    Beijo
    Maria José

    ResponderExcluir
  29. ai que delíciaaaaaaaaaaa.
    Estou numa época de fazer pães (e nao tenho mta experiência) e adorei essa receita!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Que maravilha Ivani, já jantei, mas acho que vou levar uma fatia desta pão salgadinho :)
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Este vou ter que testar, na foto está maravilhoso, espero que saia tão bom qt o seu, bjs;

    ResponderExcluir

Olá deixe o seu comentário!
Beijos
Ivani